ASSESSORES

Oficina 01 - Pastoral da Comunicação
Cacilda Medeiros – Natal/RN 
Jornalista; integrante da equipe de coordenação da Pastoral da Comunicação, na Arquidiocese de Natal; foi articuladora da PASCOM, no Regional Nordeste 2, da CNBB, de 2008 a 2011.
Oficina 02 - Como falar em público
Francisco Morais – Natal/RN 
Mestre em Estudos da Linguagem – PPGEL/ UFRN;  Especialização em Comunicação para a Pastoral - CELAM/UNISINOS – RS; Instrutor de cursos de rádio pela PASCOM, Pastoral da Criança, UNICEF, Fund escola Instrutor do Curso Falar em Público - FACEX - Natal - RN; Ex-presidente da União Cristã Brasileira de Comunicação Social – UCBC; Professor de Língua Portuguesa e Escritor.
Oficina 03 - Ministério da Acolhida
Irmã Helena Corazza – São Paulo/SP
Pertence à congregação das Irmãs Paulinas. Jornalista, Mestra e doutoranda em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo). Atua no SEPAC (Serviço à Pastoral da Comunicação) desde 1993, sendo hoje coordenadora de cursos. Presidente de Signis Brasil, associação católica de comunicação. Autora de artigos e livros, entre eles "Comunicação e liturgia na comunidade e na mídia"; Acolher é comunicar: como trabalhar o ministério da Acolhida;Comunicação e "Relações de Gênero em práticas radiofônicas"; "Pastoral da comunicação, diálogo entre fé e cultura".
Oficina 04 - Jornal Impresso
Diácono José Bezerra – Natal/RN
Diácono Permanente, jornalista (formado pela UFRN), atuando na coordenação da Pascom da Arquidiocese de Natal há 12 anos.
Oficina 05 - Linguagem Radiofônica
Joelma de Souza – Parelhas/RN
Joelma de Souza Azevedo - Radialista há 18 anos e atual Diretora da Rádio Rural AM de Parelhas. Além disso, é produtora executiva, locutora, apresentadora Noticiarista, comentarista, repórter policial e operadora de Rádio. Faz parte da Comissão Diocesana da PASCOM e articuladora do Zonal V da Diocese de Caicó. Formada pela FIP (Universidade de Patos - PB), com Licenciatura Plena em História. Já fez inúmeros cursos de aperfeiçoamento e capacitação no campo da Rádio de Difusão, no RN e PB.
Oficina 06 - Mídias digitais a serviço da evangelização
Joseilzon Lima – Caicó/RN 
Cursando Química na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Especialização em Mídias pela USP - concluído em 2011
Oficina 07 - Assessoria de Comunicação
Rodrigo Apolinário - Campina Grande/PB
É membro do Movimento dos Focolares e nos anos de 2009 e 2010 foi assessor de comunicação da Diocese de Campina Grande-PB. Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Mestrado em Literatura e Interculturalidade (UEPB) e é estudante das especializações em Cultura e Meios de Comunicação: uma abordagem teórico-prática (SEPAC/PAULINAS/ PUC-SP) e Mídia e Assessoria de Comunicação (Cesrei Faculdades). Atualmente é repórter da TV Itararé (afiliada da TV Cultura), em Campina Grande-PB, correspondente no Nordeste da Revista Família Cristã (Editora Paulinas) e Mestre de Cerimônia.
Grupo temático - Radio Comunitária: Legislação e Gerenciamento. 
Hélcio Pacheco
Hélcio Pacheco de Medeiros, Radialista (DRT 510) e Jornalista (DRT 993), trabalhou na Rádio Rural de Natal de 1987 a 1994. Foi secretário da Unda Brasil/Regional Nordeste II na gestão de Monsenhor Américo Simonetti e Pe. Sabino Gentili. Atuou como membro capacitador da Aler Nordeste nos anos de 87 a 92, tendo acompanhado Pedro Sanchez em capacitações nas Rádios Educadora do Maranhão, Espinharas de Patos. Colaborou na área de rádio no Movimento dos Sem Terra, na Fundação Fé e Alegria do Brasil, no Incra/RN, na FETARN, chegando a ganhar o prêmio Airton Senna em 1992. Foi membro da Abraço RN e ajudou a fundar algumas rádios comunitárias no RN (Rádio Sant'Ana FM, Rádio FM de Montanhas, FM Comunitária de Parnamirim) e desenvolveu algumas capacitações com comunicadores populares em Serra de Martins, Nova Cruz, Serra do Mel, FM Icapuí/Ce, e mais recentemente na FM Comunitária Eldorado dos Carajás, primeira rádio habilitada em assentamentos rurais do RN. Foi professor da área de rádio na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC/Ilhéus - Bahia e atualmente é professor assistente do Curso de Comunicação Social da UFRN, habilitação Radialismo desde 2009.

ACESSO Nº

contador gratuito